Conmebol bate o martelo e determina Palmeiras humilhando o Corinthians
A Conmebol divulgou o ranking dos 30 melhores clubes da América do Sul. Vencedor de duas das últimas três edições da Copa Libertadores, o Palmeiras ocupa a vice-liderança, deixando o Corinthians bem para trás, um dos piores brasileiros da lista.
O Verdão soma, ao todo, 9.095 pontos, ficando atrás somente do River Plate (9.660 pontos), que lidera o ranking. Atual campeão da Liberta, o Flamengo (8.603 pontos) é quem fecha o pódio.
Grêmio, Athletico-PR, São Paulo e Santos são outros brasileiros que aparecem entre os dez melhores colocados. Enquanto isso, o Corinthians é apenas o 24º, tendo 2.906 pontos, ficando atrás de times como Libertad, Cerro Porteño, Barcelona de Guayaquil, entre outros.
A definição da lista se deu por dois critérios. O primeiro foi o histórico dos clubes na Libertadores e na Sul-Americana e o segundo as performances recentes nos torneios. Em ambos os fatores ficou complicado para os corintianos, que carecem de história nas competições, assim como desempenho recente.
Ranking da Conmebol influenciará nos sorteios
Há quem pense que esse tipo de rankeamento não tem utilidade alguma. Mas, para a confederação sul-americana, servirá de norte para os sorteios tanto da Liberta quanto da Copa Sul-Americana.
Ao que tudo indica, o Verdão, campeão brasileiro, será um dos cabeças de chave. Além do Alviverde, Flamengo, River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU, Athletico-PR, Independiente Del Valle e Olímpia devem encabeçar as chaves.
Nesta quarta-feira (21) serão sorteados os confrontos da fase preliminar da Liberta. Em março, será a vez dos grupos serem definidos.
Comentários estão fechados.