Palmeiras: Conheça a história do time de basquete do Verdão

0

Nem só de futebol vive a Sociedade Esportiva Palmeiras. Como o nome do clube indica, é uma sociedade esportiva, composta por diferentes modalidades. No basquete masculino, em especial, o Verdão possui uma grande história, sendo um dos maiores campeões do estado.

O departamento dedicado à bola laranja do Alviverde surgiu logo nos primeiros anos de fundação do clube, em 1923, quando ainda era Palestra Itália. Pioneiro, o time foi um dos membros fundadores da Federação Paulista de Basquete (FPB).

Uma das principais forças da modalidade em São Paulo, a equipe conquistou a primeira competição organizada pela FPB, o Campeonato Paulista, em 1932.

Na década de 30, aliás, foram mais duas taças, em 1933 e 1934. Com oito títulos no total, o Verdão é o terceiro maior campeão do torneio estadual.

Em 1977, o Alviverde conquistou o seu primeiro e único título nacional, a Taça Brasil, campeonato que era organizado pela Confederação Brasileira de Basquete. Com nomes como Ubiratan, Carioquinha e Oscar Schmidt, o time bateu o Flamengo na final por 66 a 62.

Idas e vindas do Palmeiras na bola laranja

Assim como na maioria dos clubes de basquetebol pelo país, a modalidade caiu devido a falta de incentivo do Verdão. Após a Taça Brasil de 1977, o Palestra ficou um longo período sem celebrar uma conquista.

O clube ressurgiu na modalidade em 2010, quando ganhou a Série A-2 do Campeonato Paulista. Depois do título, voltou a figurar no cenário nacional ao disputar o NBB.

No entanto, durou pouco. Em 2015, o Alviverde desistiu de disputar a competição, passando somente a disputar torneios de base e revelar jogadores.

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.