Como o Palmeiras tem conseguido formar tantos grandes jogadores?
A Academia de Futebol do Palmeiras vem sendo uma das maiores sensações do último ano no mercado mundial. O clube vem formando, em suas categorias de base, diversos atletas com grande potencial para brilhar tanto no futebol brasileiro quanto no europeu. Mas, onde aconteceu essa revolução na formação dessas joias que fizeram o Palestra se sobressair dessa maneira?
Em toda sua história o Alviverde Paulistano não ficou conhecido por revelar muitos jogadores, mas sim comprá-los de seus rivais ou lapidar peças que vinham de times menores do interior, como o próprio Ademir da Guia, o jogador mais vitorioso da história do time, que passou pelas duas Academias, foi comprado, sendo revelado pelo Bangu.
Porém, a história começou a mudar em 2015, com a contratação de um dos maiores profissionais das categorias de base do país, João Paulo Sampaio, que começou a coordenar a base do time, depois disso, a fama do Palmeiras virou.
O clube agora se prepara e busca novos jogadores em divisões de base de todo o país, tendo preferência no interior paulista e no estado da Bahia, segundo levantamento do GE. Porém, os atletas da base palestrina são provenientes de 17 estados do país, que tem seus talentos identificados por olheiros.
Palmeiras tem uma leva impressionante de jovens
Gabriel Jesus é um dos primeiros dos jogadores revelados nessa nova era, mas ainda sendo fruto da gestão anterior. Atualmente o craque voa no Arsenal, depois de temporadas bem no Manchester City, e está cotado para a Copa do Mundo do Catar, que acontece no final deste ano.
À partir daí, só aumentou o número de jogadores importantes que começou a ser revelado nas categorias de base do Palmeiras. Entre os consolidados no profissional, Danilo, Gabriel Menino, Wesley, Gabriel Veron e Patrick de Paula se destacaram bastante. Os dois últimos já foram vendidos e já renderam alguns bons valores para os cofres do clube.
Mas, se engana quem acha que a geração já acabou. Agora o Palmeiras continua com diversos atletas sendo destaque as categorias de base e prometendo render tanto ou mais quanto os já consolidados. Depois de ganhar a Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano, pela primeira vez na história, o Verdão se prepara para mais uma leva de atletas em breve. Com atletas como Endrick, Luis Guilherme e Estevão.