CBF se dá mal e deve perder milhões após decisão da FIFA
O Conselho da Conmebol, realizado em um hotel da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, evidenciou uma grande preocupação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quanto as próximas Eliminatórias Sul-Americanas. Tudo graças a uma decisão da FIFA em pôr Argentina, Paraguai e Uruguai como sedes da Copa de 2030.
Celebrando os cem anos do primeiro mundial, a entidade máxima do futebol fará os três primeiros jogos da Copa em territóriol sul-americano, fato que garantirá os três países no torneio. Assim sendo, as Eliminatórias terão a presença de apenas sete equipes, entre elas o Brasil, na disputa por outras quatro vagas: três diretas e uma na repescagem.
Sem enfrentar seus dois rivais mais tradicionais, Argentina e Uruguai, a CBF teme a perda de arrecadação comercial e com a venda de direitos de transmissão das Eliminatórias. Já os dois países vizinhos e o Paraguai tem uma outra preocupação: sem jogar o torneio, seus respectivos calendários em Datas-Fifa serão prejudicados.
Seleções europeias, por exemplo, têm uma agenda quase toda fechada dentro do continente com Liga das Nações e as Eliminatórias para a Euro e para a mesma Copa. A Conmebol então definiu que propostas devem ser apresentadas para superar os problemas. Elas, no entanto, precisarão contar com o aval da FIFA para saírem do papel.
A entidade sul-americana usa como exemplo o caso do Catar, sede da Copa de 2022. Sem poder disputar as Eliminatórias Asiáticas, o país foi incluído, como convidado, nas Eliminatórias da Europa para a Copa. Os cataris enfrentaram rivais europeus que participaram da competição, sem valer pontos, em formato de amistoso.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.
Comentários estão fechados.