CBF pune o Botafogo por atitude contra o Palmeiras
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aplicou punição ao Botafogo pelo ocorrido no jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. Na ocasião, um torcedor alvinegro pendurou bonecos enforcados com os rostos de Leila Pereira, presidente do Verdão, e Ednaldo Rodrigues, mandatário da entidade.
O caso foi encaminhado para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo em questão trata sobre “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir” e “desordens em sua praça de desporto”.
Foi aplicada uma multa de R$ 80 mil a agremiação da Estrela Solitária. Havia a possibilidade da punição envolver também perda de mando de campo, mas foi descartada no julgamento. No debate sobre a aplicação da pena, foi destacada apenas a necessidade de uma penalidade de caráter pedagógico.
O tribunal destacou o trabalho rápido do Botafogo, mas sem a eficácia devida. O autor da ação contra Leila e Ednaldo foi identificado como Vinicius de Souza e Silvestre, membro da torcida organizada Fúria Jovem. Os dados de Vinícius foram encaminhados ao Ministério Público pela Polícia Militar.
Botafogo e Palmeiras voltam a se encontrar em campo
Além do duelo pelo primeiro turno do Brasileirão, os times travam duelo decisivo pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na ida, no Rio de Janeiro, os donos da casa levaram a melhor e venceram por 2 a 1.
Nesta quarta-feira (21), ambos voltam a se enfrentar, desta vez no Allianz Parque, em São Paulo. O Verdão precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas de final ou por um de vantagem para, ao menos, levar a disputa para os pênaltis.
Comentários estão fechados.