CBF põe o rabo entre as pernas após prejudicar o Palmeiras

Após vetar os patrocinadores de estádios nos jogos da Copa do Brasil – afetando o Palmeiras, que teve que cobrir a marca “Allianz Parque” – , a CBF resolveu adotar postura diferente para o Campeonato Brasileiro. A entidade liberou a exposiçãp dos naming rights das arenas e também as publicidades de outras marcas presentes nos estádios dos clubes.

A Confederação tinha indicado que vetaria os patrocinadores de estádios no Brasileirão, assim como fez na Copa do Brasil. Contudo, os gestores dos estádios se indignaram pelo veto na Copa, devido à perde de receita – o que fez a entidade rever sua postura para o Campeonato Brasileiro, visando diminuir os impactos de receita.

Assim, no fim de semana, os patrocinadores de estádios foram liberados e apareceram de forma normal, assim como era no Brasileirão de 2022. A marca do Allianz Parque não precisou ser coberta, evitando uma possível perde de receita para o Palmeiras e os patrocinadores do estádio.

Por que a diferença nos procedimentos?

Enquanto a parte comercial do Campeonato Brasileiro é negociada pelos clubes, a parte comercial da Copa do Brasil é negociada pela CBF. Desse modo, na Copa do Brasil, a entidade teria mais autonomia para fazer valer um novo dispositivo do  Regulamento Geral de Competições (RGC), que proíbe as exibições de patrocinadores comerciais em arquibancadas e cadeiras dos estádios – permitindo apenas patrocínios em placas no gramado.

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Esse regulamento vale também para o Campeonato Brasileiro, o que deixou uma dúvida nos clubes sobre quais seriam os procedimentos na competição. O Palmeiras, inclusive, chegou a mandar cobrir a marca “Allianz Parque”. Mas, devido à repercussão negativa causada pela proibição de parceiros comerciais em estádios na Copa do Brasil e à maior autonomia dos clubes para negociar a parte comercial no Brasileirão, foram liberados todos os patrocinadores nos estádios do campeonato de pontos corridos.

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