CBF pode tirar vaga da Libertadores e Palmeiras é comunicado
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está trabalhando nos bastidores para reduzir o número de vagas de times nacionais na Copa Libertadores. Em meio ao remanejamento do calendário de 2026, a entidade negocia a mudança com a Conmebol, responsável pela organização do principal torneio do continente.
Em entrevista ao videocast Toca e Passa, do jornal O Globo, o presidente Samir Xaud confirmou a informação. A ideia é trocar as duas vagas na fase preliminar da competição a que o país tem direito por mais uma vaga direta na fase de grupos.
Atualmente, os cinco primeiros colocados do Campeonato Brasileiro garantem lugar na fase de grupos, enquanto os sexto e sétimo vão para a chamada “pré Libertadores”. O Brasil, portanto, abriria mão de duas eventuais vagas na primeira fase do certame por mais um lugar certo na disputa.
A sugestão da federação faz parte do planejamento de aliviar o calendário a partir da próxima temporada. A redução de datas dos torneios estaduais também faz parte desse plano de remanejamento. Mas as conversas com a confederação sul-americana ainda estão em andamento e não há nada definido por enquanto.
Palmeiras fica atento ao movimento da CBF
Embora ainda não haja uma definição, o Verdão e os demais integrantes da primeira divisão nacional ligam o alerta para a possibilidade de mudança na forma de classificação para a Liberta. Por mais que o time alviverde costume garantir vaga direta, é uma alteração que muda a perspectiva da maioria das equipes.
Atual vice-líder do Brasileirão e praticamente quadrifinalista da Liberta, o Palestra tem grandes chances de, mais uma vez, confirmar seu lugar na edição de 2026 do maior torneio de clubes da América do Sul.
Comentários estão fechados.