CBF pode aceitar pedido do Palmeiras e mudar a Copa do Brasil
Recentemente, nove clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, entre eles o Palmeiras, enviaram um ofício à CBF requisitando uma alteração no calendário do futebol brasileiro em 2024. A solicitação prevê uma mudança na data dos dois jogos da final da Copa do Brasil, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro. O desejo dos clubes é adiar a data da decisão para após o fim do Brasileirão, por conta da Copa América, que acontece no meio do ano.
A justificativa dos clubes para a mudança no calendário é realizada na intenção de reduzir os desfalques durante a competição de seleções. Sendo assim, caso a CBF aprove a mudança, as datas das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil seriam antecipadas para o período da Copa América (entre 20 de junho a 14 de julho), evitando conflitos futuros com desfalques. A final da competição, por sua vez, seria adiada para os dias 11 e 15 de dezembro.
Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Athletico, Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Bragantino foram os nove clubes que enviaram o ofício à entidade. A CBF acredita que a mudança no calendário é difícil de ocorrer, visto que precisa do aval emissora dona dos direitos de TV da Copa do Brasil. Além disso, com a final da competição ocorrendo só após o fim do Brasileirão, cria-se um imbróglio com as férias dos atletas.
Quando começa o Campeonato Brasileiro para o Palmeiras?
O Campeonato Brasileiro, que possui o Palmeiras como atual campeão, tem o seu início previsto para o dia 13 de abril, em local a ser definido e adversários também. Pela primeira vez na história, o Brasileirão terá um jogo de abertura, realizado neste sábado (13). Em relação ao término do Brasileirão, ele está marcado, a princípio, para 08 de dezembro, ou seja, mais tarde do que em 2023.
Isso ocorreu para preservar as paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para o próximo ano, incluindo a Copa América no meio do ano. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou sobre a mudança: “Fiz questão de manter uma das maiores conquistas da nossa gestão, que é a paralisação do Campeonato Brasileiro Série A nas datas-FIFA. E a grande novidade de 2024 é que, pela primeira vez na história, teremos um jogo inaugural do Brasileirão Série A. Será uma grande festa para celebrar o início do campeonato”, afirmou.
Comentários estão fechados.