CBF limpa caminho para o Palmeiras conquistar a Copa do Brasil de novo
O novo critério definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para classificação para a Copa do Brasil pode prejudicar muito clube grande. O Palmeiras, um dos principais times do cenário nacional, pode se valer dessa medida para chegar ao título da competição com maior facilidade.
O regulamento do torneio não conta mais com as qualificações através do Ranking Nacional de Clubes (RNC). A partir deste ano, as vagas serão distribuídas via campeonato estadual. Com a mudança, a entidade passou a valorizar as federações.
Das 92 vagas, 80 serão dadas através dos estaduais. As outras 12 serão destinadas aos campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, da Série B do Brasileirão e para os classificados para a Libertadores da América.
Sendo assim, as equipes que não fizerem por merecer nas competições regionais, terão dificuldades para conseguir um lugar na próxima edição da Copa do Brasil. Esse é o caso, por exemplo, de Santos e Corinthians, no Paulistão, e Botafogo, no Carioca.
Esses times precisarão ganhar a atual edição da Copa, terminar o Brasileiro nas primeiras colocações – garantindo uma vaga na Libertadores -, ou então torcer pelo sucesso dos rivais para “herdar” um lugar no torneio. No caso do Alvinegro do Parque São Jorge, ainda há a possibilidade de vencer a Liberta.
Palmeiras quer conquistar novamente a competição da CBF
Prejudicado por erros de arbitragem na temporada passada, o Verdão tem a Copa do Brasil como um de seus objetivos neste ano.
O Alviverde quer repetir o ano de 2020, quando, já sob o comando do técnico Abel Ferreira, o time conquistou a competição pela quarta vez. Os outros troféus foram erguidos em 1998, 2012 e 2015.
Comentários estão fechados.