Botafogo vai ser expulso do Brasileirão por causa da torcida?
A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está analisando uma denúncia de que uma das torcidas organizadas do Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, tenha feito uso de slogan nazista na internet. De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do portal ‘UOL Esporte’, ainda não foi definido se haverá processo e que dificilmente o clube sofrerá alguma punição.
O caso começou antes do clássico contra o Flamengo no último sábado (2). Em uma postagem no Twitter, a torcida organizada ‘Loucos pelo Botafogo’ publicou uma foto com a frase ‘Antes morto do que vermelho’. O texto já foi usado por movimentos de extrema-direita ao se referir ao comunismo, além de ser compartilhado por veículos nazistas nos Estados Unidos e na Alemanha.
No entanto, a torcida botafoguense nega que tenha tido qualquer intenção de associar a imagem ao nazismo e que apenas se referia às cores do rival Flamengo. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi a responsável por enviar à denúncia de ato discriminatório ao STJD.
Torcida do Botafogo é denunciada ao STJD
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê punição aos clubes por ato discriminatório de suas torcidas pelo artigo 243-G. Há penas de perda de pontos, de mando de campo e exclusão do campeonato. No entanto, o jornalista Rodrigo Mattos que não deverá ser o caso porque o ato aconteceu na internet e não no estádio da partida.
“O blog consultou dois auditores do pleno do STJD que dizem entender que não é atribuição do tribunal cuidar deste tema. Para punir o Botafogo, o STJD teria de passar a sancionar todas as brigas longe do estádio entre torcidas de dois times, o que é bem comum. Outro auditor entende que não é forçar a barra incluir na competência da Justiça Desportiva a atribuição de sancionar algo que ocorreu na internet”.
Comentários estão fechados.