Botafogo eliminou o Palmeiras da Libertadores

Botafogo e Palmeiras farão um dos principais duelos das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O sorteio realizado na última segunda-feira (3) colocou frente a frente os times em uma eliminatória que promete. Mas esse não será o primeiro confronto entre ambos na maior competição de clubes do continente.

Os clubes se enfrentaram na edição de 1973 da Liberta. Naquela época, o torneio tinha um número menor de participantes e as vagas eram mais restritas. Campeão brasileiro do ano anterior, o Verdão garantiu lugar na disputa, assim como o Alvinegro Carioca, que ficou com a segunda colocação no certame nacional.

Os rivais de agora lideraram o Grupo 2, que tinha também os uruguaios Nacional e Peñarol, com nove pontos conquistados cada um. Nos dois embates que fizeram, o Palestra venceu o primeiro por 2 a 0, no antigo Parque Antarctica, enquanto o Fogo ganhou por 3 a 2, no Maracanã.

Como os dois chegaram em situação de igualdade, foi necessário um jogo de desempate para definir quem avançaria. No Rio de Janeiro, os donos da casa levaram a melhor e venceram por 2 a 1, com um gol de Jairzinho e outro contra de Luis Pereira – Ademir da Guia diminuiu para a Segunda Academia.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O time da Estrela Solitária avançou para o hexagonal final, porém acabou ficando pelo caminho. Na decisão, o Independiente bateu o Colo-Colo em uma melhor de três e ficou com a taça, a quarta das sete que já ergueu do torneio.

Palmeiras supera o Botafogo no retrospecto geral

Se a lembrança do encontro com os cariocas na Liberta não é das melhores, o Palestra pode levar em conta o retrospecto geral do confronto. Em 103 embates realizados contra o Alvinegro na história, o Maior Campeão do Brasil ganhou 40, perdeu 30 e empatou 33.

E no duelo decisivo deste ano, o que certamente também contará será o Brasileirão de 2023. Está vivo na memória de palmeirenses e botafoguenses a virada histórica dos comandados de Abel Ferreira no Nilton Santos e a arrancada rumo ao título que estava nas mãos dos rivais.

Comentários estão fechados.