Bomba: jogadores do Brasileirão podem entrar em greve
Atletas profissionais das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro avaliam a possibilidade de paralisaram o futebol nacional, de acordo com o portal ‘Goal’. Auxiliados pelos sindicatos dos jogadores, o grupo estuda se inicia uma greve com o objetivo de protestar contra a Lei Geral do Esporte, que foi aprovada nesta terça-feira (9) pelo Senado Federal.
Os jogadores ficaram insatisfeitos com alguns pontos da nova Lei, principalmente em relação ao trecho do projeto que fala sobre a estabilidade dos atletas. A interpretação é de que a Cláusula Compensatória Desportiva será cancelada. Ela é a responsável por garantir aos atletas que os contratos serão cumpridos de acordo com o combinado com os clubes.
Outra interpretação por parte dos atletas é de que esse trecho da Lei tira a estabilidade por acidentes de trabalho. “O texto impõe limite mínimo da cláusula compensatória esportiva paga ao atleta. Em caso de inadimplência salarial, rescisão indireta ou dispensa imotivada, será o valor total dos salários a que teria direito, independentemente do prazo de duração do contrato de trabalho esportivo”, explicou o ‘Goal’.
Jogadores do Brasileirão querem mudar Lei Geral do Esporte
Jogadores e membros dos sindicatos acreditam que a possibilidade do início da greve será importante para que o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT), vete o projeto de lei aporvado pelo Senado. A ideia é que o máximo de atletas possíveis, de todas as quatro divisões do futebol brasileiro, façam parte da campanha. Existe a expectativa também de que nomes importantes do cenário nacional façam parte do movimento.
Comentários estão fechados.