Áudio de pênalti não marcado para o Verdão é divulgado
Nesta segunda-feira (22), a CBF divulgou o áudio do VAR do possível pênalti não marcado a favor do Verdão contra o Flamengo. Porém, logo depois, a entidade retirou o material do ar por conta da repercussão negativa do que provavelmente se tratou de mais um erro de protocolo do árbitro de vídeo em jogo do Palmeiras.
Após Gustavo Gómez ser empurrado por Vidal dentro da área, acontece a checagem do lance. A princípio, com a bola parada, a cabine do VAR descreve a jogada como “proteção, ok”. Na sequência, o jogo foi reiniciado, mas a análise ainda não havia sido encerrada.
Já com a bola rolando é que a arbitragem de vídeo finaliza a checagem e autoriza o juiz Ramon Abatti Abel a prosseguir: “Calma, checagem completa, tudo ok, pode encerrar”. O que configura um erro, pois a análise precisa ser feita e encerrada antes da partida reiniciar.
Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro era o responsável pelo VAR e Flávio Gomes Barroca o AVAR, ambos do Rio Grande do Norte. E Marcos André Gomes da Penha, do Espírito Santo, era o Observador de VAR.
Vale lembrar que o Verdão foi prejudicado na eliminação da Copa do Brasil há pouco mais de um mês por uma falha de protocolo do VAR admitida pela Confederação Brasileira de Futebol, inclusive.
Especialista apontou possível erro contra o Verdão
Ex-árbitra e atual comentarista dos canais Disney, Renata Ruel usou o Twitter para criticar a conduta, no mínimo, duvidosa da CBF.
“CBF divulgou o áudio do VAR de Palmeiras x Flamengo e depois apagou de seu site. O jogo reiniciou antes do final da checagem e falam em proteção. Por que divulgar e apagar? O que você acha dessa atitude da CBF e do áudio do VAR? Como fica a credibilidade da Comissão do Seneme?”, disse Renata.