Atitude da Conmebol pode atrapalhar a vida do Palmeiras (seria lamentável)
A Copa Conmebol, torneio disputado entre os anos de 1992 e 1999, poderá ser em breve unificada como título da atual Copa Sul-Americana. Os 16 clubes que chegaram às oitavas de final da última Libertadores formaram um comitê que votou favorável à unificação das competições, que poderá ser aprovada no futuro próximo.
Com isso, sete clubes serão beneficiados e passarão a ser campeões sul-americanos, dentre os quais quatro brasileiros. O Atlético-MG, maior vencedor da competição já extinta, tem 2 títulos (1992 e 1997). Enquanto Botafogo (1993), Santos (1998) e São Paulo (1994), possui dois títulos.
O detalhe é que o torneio deu lugar a Copa Mercosul antes da criação da Sul-Americana. Contudo, a Mercosul não está sendo considerada também como uma precursora do atual campeonato secundário do continente.
E quem se dá mal nessa história é o Verdão, campeão da Mercosul em 1998 e vice nos anos seguintes, em 1999 e 2000, que não seria beneficiado com a unificação.
A Mercosul foi disputada de 1998 a 2001, quando foi cancelada e substituída pela Sul-Americana, o que, em teoria, faz com que ela tenha mais ligação com o torneio atual do que a Copa Conmebol, realizada antes das duas taças citadas.
Palmeiras busca título da Conmebol Libertadores em 2023
O Verdão ficou pelo caminho na busca do tricampeonato consecutivo da Liberta na temporada anterior. Com erro de arbitragem, os comandados de Abel Ferreira acabaram sendo eliminados pelo Athletico.
Agora em 2023, o Alviverde entra novamente como um dos favoritos para levar o caneco e se tornar o clube brasileiro com o maior número de títulos na história da competição, com quatro taças.
Comentários estão fechados.