Atenção: FIFA se posicionou sobre o Palmeiras jogar o Mundial de Clubes
Na última terça-feira (14), o Conselho Técnico da Fifa definiu o número de vagas de cada federação no Mundial de Clubes. O novo formato da competição terá 32 times, será disputado entre junho e julho e está previsto para ser realizado em 2025.
De acordo com a entidade máxima do futebol, a distribuição se deu com base em métricas e critérios objetivos e ficou da seguinte maneira: Uefa com 12 vagas, Conmebol com 6, Concacaf, AFC (Ásia) e CAF (África) com 4, enquanto OFC (Oceania) e país-sede como uma.
Agora, resta às confederações definirem os critérios de classificação para o torneio. Por enquanto não há nada definido, porém o desejo da Fifa é que Conmebol e Uefa determinem que as qualificações sejam via Libertadores e Liga dos Campeões, principais competições dos dois únicos continentes vencedores do campeonato.
Segundo o ge, a ideia inicial é que os quatro últimos campeões da Liberta se classifiquem de forma automática. Considerando o início do Mundial em 2025, o Palmeiras campeão da América em 2021, seria um dos participantes garantidos.
Palmeiras terá últimas oportunidades de ganhar o torneio da Fifa no formato atual
Neste ano e em 2024, o Verdão terá as últimas chances de vencer o campeonato do mundo disputado no atual formato, jogando apenas semifinal e final. Isso, claro, se conseguir novamente um bicampeonato da Liberta, assim como em 2020/21.
Com a competição passando a ser jogada com um maior número de equipes, principalmente as europeias, pintar o mundo de verde e branco novamente ficará ainda mais difícil.
Comentários estão fechados.