Por que as cores do Palmeiras são verde e branco?
Entenda toda a história por trás das cores que pintam o escudo e uniformes do grande Alviverde paulista
Sumário
Certamente, as cores de um clube são a melhor maneira de representar a sua história. Pode até não parecer, mas as cores podem alterar o psicológico das pessoas, principalmente em momentos de tensão, e as cores do Palmeiras tem esse poder.
Atualmente, o Verdão é um dos clubes que mais colocam medo em seus adversários, não por ter um elenco recheado de estrelas, mas sim por ser constante e encarar cada partida como se fosse uma final, é raro encontrar algum jogo nos últimos tempos em que o Palmeiras não tenha jogado o seu melhor.
Alguns clubes do Brasil tem como fundadores colônias vindas de outros países e, todo fã de futebol, sabe que o Palmeiras vem de origem italiana, não é atoa que um dos apelidos do clube é Palestra Itália.
Mas esse apelido, pelo menos por um tempo, já foi o real nome da equipe palmeirense. Que teve de ser alterada graças a um decreto de um ex-presidente do Brasil.
A história conta com a participação de um evento que mudou o rumo da sociedade e selou uma época sombria de nosso planeta.
A mudanças nas cores do Palmeiras
Em 1942, o mundo vivia o auge da segunda guerra mundial, de um lado existia o Eixo que era composto por Alemanha, Japão e Itália, do outro existiu a Aliados que foi composta por Estados Unidos, Reino Unido e França.
Com o decorrer da guerra, o lado dos Aliados foi adotando mais países como reforços, a União Soviética, o Brasil e posteriormente a Itália
No momento em que a nação brasileira entrou na guerra, os italianos ainda faziam parte do Eixo. Até então presidente, Getúlio Vargas declarou que tudo e qualquer coisa que tivesse relação com um dos três países inimigos deveria ser extinta no país.
Essa decisão obrigou o Palestra Itália a se renovar, foi assim que o nome Palmeiras surgiu no campo brasileiro. Porém, as cores também tinham que ser alteradas.
Na época, a Società Sportiva Palestra Itália utilizava as cores verde claro, branco e vermelho, que eram as mesmas cores presentes na bandeira nacional italiana. Desta forma a identidade visual do clube teve que ser alterada.
Como vemos hoje em dia, o Palmeiras é predominantemente verde e apenas verde, o branco veio em decorrência aos detalhes presentes no escudo do clube, mas o vermelho foi extinto e nunca mais utilizado.
Desde então, o Palmeiras nunca mais voltou a se chamar Palestra Itália, se consolidou entre os 4 grandes de São Paulo e como um dos maiores clubes do Brasil.
Comentários estão fechados.