Ademir da Guia jogou apenas uma partida de Copa do Mundo

Maior ídolo da história do Palmeiras e um dos maiores nomes do futebol, Ademir da Guia disputou apenas uma partida de Copa do Mundo em toda a sua carreira. Em contraste com a vida que dedicou ao Verdão, o Divino teve trajetória curta na Seleção Brasileira.

O jogo aconteceu no único Mundial que seu Ademir jogou, o de 1974, realizado na Alemanha. O eterno camisa 10 palestrino usou a 18 na vitória sobre a Polônia por 1 a 0, na disputa do terceiro lugar daquela edição. Ao lado de Paulo Cesar Carpegiani e Rivellino, compôs o trio de meio de campo da equipe canarinho. 

Aos 21 minutos do segundo tempo, foi substituído. Segundo dados do aplicativo SofaScore, deu 72 toques na bola, dois passes para finalizações, acertou três lançamentos e finalizou para a meta adversária uma vez. Nas partidas anteriores do torneio, sequer deixou o banco de reservas do time treinado por Mário Jorge Lobo Zagallo. 

Os poucos minutos de Ademir na Copa de 74 explicam bem o motivo pelo qual ele é apontado como um dos jogadores mais injustiçados na Seleção. Ao todo, o Divino vestiu a Amarelinha em apenas 11 oportunidades, sendo seis delas em 1965.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Ademir da Guia fez seu nome pelo Palmeiras

Depois de começar no Bangu e defender o time carioca entre 1960 e 61, Ademir dedicou toda a carreira ao Verde. Foram 15 temporadas vestindo o manto palestrino e desfilando seu futebol elegante, digno da era de ouro do futebol brasileiro.

Nenhum outro jogador na história centenária da SEP superou os 902 jogos realizados pelo Divino. Ninguém chega perto das suas 513 vitórias e até o momento nenhum atleta bateu os 12 títulos conquistados pelo camisa 10. Não é por acaso que Ademir é o maior jogador que já jogou pelo Palmeiras.

Comentários estão fechados.