Abel Ferreira mudou sua filosofia sobre Gustavo Scarpa e Dudu
Quando Abel Ferreira chegou ao Palmeiras, tinha uma ideia fixa sobra as posições de Gustavo Scarpa e Dudu, enquanto o ponta jogava sempre aberto pela direita para trabalhar infiltrações para a linha de fundo, o meia jogada fixo na esquerda, tendo seu passe qualificado aproveitado durante a partida, com cruzamentos e enfiadas de bola.
Porém, recentemente o treinador do Palmeiras vem promovendo algumas mudanças nas posições de ambos os jogadores, tendo trabalhado algumas inversões das peças durante os jogos. Abel Ferreira anda colocando Dudu aberto na esquerda e Scarpa do lado oposto, mas também sem fixar nenhum dos jogadores. As inversões nas partidas ajudam os atacantes à confundir a defesa adversária.
Essa estratégia, inclusive, foi vista recentemente na partida contra o Flamengo, quando os atletas ofensivos jogaram cada tempo de um lado, invertendo no intervalo e explorando espaços no lado oposto ao que começara o jogo. Como resultado, o Palmeiras se saiu muito melhor na segunda etapa dessa partida e quase saiu vitorioso.
Abel Ferreira é um treinador diferenciado
Gustavo Scarpa foi o convidado do programa ‘Bem Amigos’, do SporTV, nesse mês, e falou sobre o treinador. “(Entre os técnicos com quem trabalhei) o Abel foi o treinador que mais valorizou a questão tática. Os outros treinadores brasileiros têm uma coisa mais voltada para a questão técnica. Tipo: ‘fica com a bola’. Mas fica com a bola como? Com o Abel, isso é muito mais explicado e mostrado”, afirmou.
Na sequência, Scarpa ressaltou a união da comissão técnica de Abel Ferreira como um todo, a parte da comunicação com os jogadores e o cuidado com cada fase do jogo, parte ofensiva, defensiva, bola parada.
“A comissão técnica do Abel é muito unida. Eles são em cinco e falam a mesma coisa, então fica muito fácil de a gente aprender. Cada um cuida de uma parte específica: tem um que cuida da bola parada ofensiva, outro da defensiva… é a valorização da questão tática”, completou.