O ano de 2026 está sendo marcado por uma excelente fase para o Palmeiras. O time paulista, que não perde em casa desde maio do ano passado, foi campeão Paulista em 2026 e no Campeonato Brasileiro ostenta a melhor campanha da temporada. Somando os torneios, o Verdão chega a 80% de aproveitamento sob o comando de Abel Neto, que comanda o time desde 2020.

O título do paulista deste ano, coloca o técnico que acumula mais times sob o comando do Palmeiras. Além de Gustavo Gómez, que se tornou o atleta mais vencedor nesse caso. Neto tem contrato com o Porco até 2027.
Esse cenário é o reflexo de um time cada vez mais maduro no sentido tático, e que se mostra capaz de estar no controle do jogo em qualquer cenário. As principais mudanças que marcaram este ano foram os reforços, com a efetivação da compra do zagueiro Bruno Fuchs, em dezembro do ano passado, e também a chegada do volante Marlon Freitas, em janeiro deste ano.
Vale destacar que a última excelente campanha do Verdão foi entre novembro de 2020 e julho de 2021, quando foram 31 jogos de invencibilidade. É tanta adrenalina que não se pode perder nenhum segundo para aproveitar 50 rodadas grátis.
A força do mandante
O maior destaque do Verdão foi dentro de casa, em algumas fases da temporada, o time chegou a 90% de aproveitamento, um feito quase inédito. Os números são realmente impressionantes, principalmente como mandante. Em 2026, o Verdão entrou em campo em casa 11 vezes e venceu 10 delas.
A defesa também pouco deixou a desejar, já que teve 100% de aproveitamento em cinco jogos. Isso comprova que as campanhas criadas pelo time são extremamente sólidas, principalmente quando se fala em jogar dentro de casa.
Evolução tática
O que podemos ver é a evolução de um time com estilo altamente versátil e completamente colaborativo. Os atletas, sem dúvida, entendem o sentido do coletivo dando chances para performances de tirar o fôlego. A equipe não depende de um brilho individual para se destacar. Não à toa, o início do ano já foi marcado por um desempenho linear e grandioso que culminou na vitória do Campeonato Paulista de 2026.
Outro grande destaque da evolução tática do time é justamente a polivalência dos jogadores no campo. Cada um deles pode desempenhar diferentes papéis em campo, o que permite que a tática sempre possa ser adaptada, o que torna o time mais ofensivo, já que distancia a chance do adversário entender a estratégia e ter mais chance no momento do ataque.
Um exemplo disso, é o recuo do artilheiro Flaco López, que refinou sua performance abrindo mais espaço para servir os outros jogadores, o que deu mais dinâmica ao jogo e ainda reforçou a intensidade ofensiva da equipe. Somado a isso, o controle de energia também se tornou uma característica do Verdão, que trabalha em prol de não gastar energia desnecessária. Eles simplesmente conseguiram controlar o ritmo do jogo a seu favor.
Gestão inteligente do calendário
É evidente que o calendário de torneios brasileiros é bastante intenso, e isso exige muito planejamento. Para poupar os jogadores, a comissão técnica desenvolveu um planejamento de rotação eficiente, para que o elenco seja preservado, mas que ao mesmo tempo esteja ativo e atento.
Com isso, os novos talentos têm a chance de entrar em campo e ainda mantém o grupo com a competitividade em alta. A gestão física de cada um dos atletas tem sido fundamental para levar a equipe ao ponto alto da temporada.
Um projeto em ampla evolução
Por fim, o que salta aos olhos é que o Palmeiras segue crescendo, mesmo com todo o crescimento do time desde o fim do ano passado, em nenhum momento o time mostra acomodação. O período é marcado por regularidade, consistência e muita dedicação. Para o restante da temporada, a expectativa é de mentalidade cada vez mais evoluída e elenco cada vez mais preparado.









