O que o Palmeiras precisa para avançar de fase na Libertadores 2022?
Na quarta-feira (3), Palmeiras e Atlético-MG fizeram, no Mineirão, o primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores 2022. O empate em 2 a 2 em Belo Horizonte deixou o confronto aberto para a partida de volta e obriga os comandados de Abel Ferreira a buscarem a vitória.
Pensando em classificação direta, somente um triunfo interessa ao Verdão. Qualquer resultado positivo coloca o atual bicampeão da América na próxima fase. Uma derrota, obviamente, significa eliminação.
Como não há mais o gol qualificado como critério de desempate, qualquer resultado de igualdade levará a decisão para as penalidades máximas – só há prorrogação na final em caso de empate no tempo regulamentar.
O Palestra recebe o Galo no próximo dia 10, quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque, para decidir quem passa para a semifinal da Copa Libertadores.
Antes disso, enfrenta o Goiás neste domingo (7), às 16h, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, também na casa alviverde, e pode ampliar a vantagem na liderança da competição.
Palmeiras buscou empate heróico
O Verdão teve mais sorte que juízo no primeiro jogo contra o Atlético pelas oitavas da Liberta. Sim, como diz o próprio Abel, a sorte também faz parte de uma partida de futebol e pode influenciar nos resultados.
A equipe adotou uma estratégia já esperada, um pouco mais cautelosa e tentando explorar os erros do adversário. E, durante 70 minutos, não deu certo. O Galo fez 2 a 0, com Hulk, de pênalti, e Murilo, contra, e teve chances para matar a eliminatória.
No entanto, quando o atual bicampeão da América não surge, ele ressurge imponente. Aproveitando o cansaço do rival, o Alviverde melhorou e, na última meia-hora do jogo, chegou ao empate de forma heróica, com gols de Murilo, se redimindo do gol contra, e Danilo, nos acréscimos do segundo tempo.
O 2 a 2 teve gosto de vitória para os palestrinos e uma amarga derrota para os mineiros.