Abel Ferreira crava condição para usar base no Verdão e surpreende a todos
O técnico Abel Ferreira passa por um período complicado no Palmeiras em relação a condição física dos jogadores. As principais peças do time estão visivelmente desgastadas e alguns atletas estão no Departamento Médico. Com isso, surge a oportunidade de utilizar os garotos da base.
No entanto, como a temporada está se encaminhando para os seus momentos decisivos, o uso dos talentos das categorias de formação – uma das melhores do país -, deve ser apenas pontual. Assim como aconteceu nesta segunda-feira (18), na vitória contra o Cuiabá, em que o lateral-esquerdo Vanderlan entrou no lugar de Piquerez, já que Jorge está lesionado.
Utilizar muitos garotos agora poderia “queimá-los”, como se diz na gíria do futebol. Seria correr o risco deles não corresponderem e acabarem sofrendo a pressão da torcida nessa reta final de temporada. Portanto, os jovens devem ser utilizados pontualmente.
Dessa forma, o clube deve ir ao mercado e fazer uma ou outra contratação para complementar o plantel à disposição de Abel Ferreira – que prefere trabalhar com um grupo menor de jogadores.
Abel Ferreira já usou bastante a base
No fim da temporada anterior, o português chegou a utilizar muitos garotos como titular. Porém, se tratava de um contexto específico, totalmente diferente do momento atual.
Os garotos do sub-20 foram utilizados nas últimas três partidas do Campeonato Brasileiro, quando o Alviverde não almejava mais nada na competição e se preparava para a final da Libertadores, contra o Flamengo.
Na oportunidade, a molecada entrou em campo em três partidas consecutivas, contra Athletico, Ceará e Cuiabá. Mas, como dito, o contexto favorecia, eram jogos sem nenhum tipo de pressão e mais tranquilos para os talentos do clube.
Agora, a situação é outra e os jovens das categorias de base não devem receber tantas oportunidades. A não ser que ao fim da temporada o panorama seja semelhante ao de 2021.