Conmebol decide trocar Brasil pela Argentina na FIFA

Em intensa crise política após a destituição do presidente Ednaldo Rodrigues na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sofreu mais uma dura derrota nos bastidores da Conmebol nesta segunda-feira (19). A entidade sul-americana decidiu tirar do Brasil um dos assentos a que tem direito no Conselho da FIFA.

A cadeira, antes ocupada por Ednaldo, passará para Claudio Tapia, que comanda a AFA (Associação de Futebol da Argentina), de forma interina. O Conselho da FIFA é formado por 37 membros. Os presidentes de cada confederação continental têm lugar garantido, além de algumas vagas para distribuir regionalmente.

Alejandro Domínguez, atual presidente da Conmebol, é um dos vice-presidentes do Conselho. A confederação sul-americana ainda tem como membros Maria Sol Muñoz, do Equador, Ignacio Alonso, do Uruguai, e Ramón Jesurún, da Colômbia.

A quarta vaga estava com o antigo presidente da CBF desde 2023, quando Ednaldo substituiu Fernando Sarney. Agora, Tapia ficará no cargo de forma interina para que o lugar não fique vago. Depois, a assembleia da entidade decidirá pelo membro efetivo, o que pode ocorrer por consenso ou eleição, em caso de mais de uma candidatura.

A CBF está sendo presidida neste momento por um interventor nomeado pela Justiça, o vice-presidente Fernando Sarney. Ele convocou eleições para domingo, pleito que terá, como candidato único, o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud. Por ora, Ednaldo desistiu de buscar reassumir a presidência.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.

Comentários estão fechados.