FIFA pode liberar Abel Ferreira a desafiar o juiz
Segundo informações do portal ge.globo, a FIFA aguarda a autorização da International Board (IFAB) para seguir com os testes do modelo alternativo de VAR conhecido como FVS, sigla que em português que significa suporte para vídeo de futebol. O novo projeto pode dar aval para Abel Ferreira e outros técnicos contestarem decisões da arbitragem.
Em entrevista à ESPN, o presidente do comitê de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, falou sobre o tema: “Conforme acordado, a FIFA solicitará a continuação do teste em uma base mais ampla. Várias associações já demonstraram interesse em participar do teste. Se o IFAB der a permissão, no ano que vem haverá várias competições usando FVS”.
Os primeiros testes da ferramenta foram feitos nas Copas do Mundo Femininas do Sub-20 e Sub-17, ambas realizadas em 2024. O objetivo da FIFA é expandir a liberação para novos torneios. O sistema de desafios do FVS já é utilizado em ligas menores ao redor do mundo, mas, diferente do VAR, conta com apenas quatro câmeras disponíveis.
Collina também explicou que o propósito dos testes do FVS não é substituir o VAR e sim criar um complemento: “Embora o VAR seja usado em cerca de 200 competições ao redor do mundo, muitas outras não podem implementá-lo devido aos recursos financeiros e humanos limitados. O Football Video Support é uma tecnologia mais acessível”.
Com o FVS, o treinador faz uma contestação a uma decisão e o árbitro então vai para o lado do campo para ver um replay do incidente. A maior diferença entre os dois modelos é que no sistema em teste não há um árbitro de vídeo selecionando lances e ângulos específicos para serem analisados em campo, apenas um operador de replay.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.
Comentários estão fechados.