País sede libera e Fifa pode aumentar para 64 seleções na Copa do Mundo

A Fifa pode aumentar consideravelmente o número de participantes da Copa do Mundo nos próximos anos. Se depender da Arábia Saudita, pelo menos, o Mundial de 2034, que será realizado no país, poderá ser ampliado pela entidade máxima do futebol para 64 times.

Em declaração dada recentemente, o príncipe Abdulaziz bin Turki bin Faisal afirmou que o país está preparado para a expansão caso a federação internacional opte por uma nova mudança de formato. “Estamos prontos — ou estaremos prontos, inshallah’. Se essa for uma decisão da Fifa e for considerada boa para todos, estaremos mais do que felizes em realizá-la”, disse o príncipe.

Seria uma mudança ainda mais significativa no formato da Copa. Em 2026, por exemplo, o antigo modelo de disputa, com 32 selecionados, dará lugar ao de 48. Uma decisão que por si só já causou controvérsia. Projetando uma expansão ainda maior, o debate seria ainda mais acalorado, tanto do ponto de vista esportivo quanto de logística.

A Conmebol, comandada por Alejandro Domínguez, é favorável ao aumento do número de seleções. Já a Uefa e outras confederações, como a Concacaf e a AFC, se opuseram publicamente à medida, sob o argumento de que isso causaria um “caos” no torneio mais importante do futebol mundial.

Brasil precisa garantir vaga na Copa do Mundo

Diferentemente dos anos anteriores, nos quais conseguiu se classificar de forma antecipada e com certa tranquilidade, a Seleção Brasileira ainda não garantiu um lugar na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos EUA, México e Canadá.

Em junho, o Brasil enfrenta Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias, visando justamente esse objetivo. O time verde e amarelo atualmente ocupa a quarta posição na tabela de classificação, com 21 pontos – seis a mais que a Venezuela, que neste momento está com a vaga na repescagem.

Comentários estão fechados.