CBF decide efetuar mudança no VAR e deixa Palmeiras de orelhas em pé

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda fazer uma mudança significativa na atuação do VAR nos jogos do Campeonato Brasileiro. Com essa possibilidade no horizonte, o Palmeiras está atento ao que pode estar por vir na sequência da temporada de 2025.

De acordo com o repórter Igor Siqueira, do Uol, a ideia da entidade máxima do esporte bretão nacional é ter um vídeo menos intervencionista e mais auxiliar nas próximas partidas da principal competição do país. Ou seja, o objetivo é tirar da ferramenta o protagonismo que tem desde que foi implementada por aqui.

Diferentemente de outros lugares do mundo, o VAR no Brasil tem um papel quase que superior ao do árbitro de campo, reapitando os lances. Com base nisso, o intuito é ter um volume menor de chamadas. E, também, dar direito ao árbitro de solicitar o auxílio quando tiver dúvida sobre alguma situação ocorrida dentro das quatro linhas.

O tema será debatido com mais clareza na semana que vem. Por conta dos erros cometidos nas primeiras rodadas do Brasileiro, a entidade resolveu antecipar uma série de ações que estavam previstas para acontecer apenas no meio do ano.

CBF quer preparar os árbitros 

A partir do dia 14 de abril, os profissionais da arbitragem participarão de treinamentos dados pela confederação no Rio de Janeiro. As atividades práticas acontecerão no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).

Vão participar tanto os árbitros de campo quanto os de vídeo. Segundo Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem, “é uma preparação completa para evitar que os equívocos se repitam”.

Comentários estão fechados.