FIFA decidiu criar pré-Copa do Mundo com 6 seleções

A Fifa resolveu criar uma espécie de pré Copa do Mundo que envolverá seis seleções na disputa. Trata-se da repescagem para o Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México, entre os meses de junho e julho, e será composto pela primeira vez por 48 países.

Os seis países brigarão por duas vagas no torneio mais importante do futebol. Com exceção da Europa, todos os continentes serão representados e uma equipe extra virá de um dos países sede. Desses times, os dois melhores ranqueados entrarão na fase final.

Ou seja, os quatro piores colocados fazem duelos eliminatórios e os vencedores encaram os melhores do ranking. As duas seleções que ganharem os seus confrontos finais vão direto para a fase de grupos da Copa e farão parte do maior espetáculo do esporte bretão.

Esse é um sistema eliminatório que já vinha sendo utilizado pela federação internacional nos Mundiais anteriores e está presente em outras competições importantes. A Copa Libertadores e a Liga dos Campeões da Europa, por exemplo, contam com playoffs para definir as últimas vagas de suas primeiras fases.

Brasil busca garantir vaga na Copa do Mundo

Maior vencedor da história das Copas, o Brasil ainda não confirmou sua participação no Mundial de 2026. Diferentemente das edições anteriores, nas quais a Seleção garantiu lugar de forma bem antecipada, agora a vaga virá nas rodadas finais.

Em junho, na penúltima Data Fifa de Eliminatórias, o selecionado canarinho enfrenta o Equador, fora de casa, e o Paraguai, em casa. Quarto colocado com 21 pontos, o único país pentacampeão do mundo depende apenas de si para se classificar.

Comentários estão fechados.