Luxemburgo tinha outro nome e foi obrigado a mudar

Técnico mais vitorioso da história do Campeonato Brasileiro e terceiro com mais conquistas no comando do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, hoje com 72 anos, passou por um curioso episódio há 24 anos. Em agosto de 2001, o ex-lateral e então treinador do Corinthians anunciou que havia “mudado de nome” por determinação da Justiça.

Antes conhecido como Wanderley Luxemburgo, o técnico acreditava ter nascido em 1955 na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Mas Wanderley na realidade era Vanderlei e nasceu três anos antes, em 1952. A confusão fez o juiz Marcello Ferreira Granado determinar a troca dos documentos após o técnico ser acusado de falsificação.

“Já troquei todos os meus documentos para a idade certa. Também voltei a ser Vanderlei. Apesar disso, vou continuar assinando Wanderley, como sempre fiz”, disse ele na época. Luxemburgo, que tirou seus novos RG e passaporte em Curitiba, veria sua já consolidada carreira alçar voos gigantes nos anos seguintes à mudança.

Bicampeão brasileiro em 2003 e 2004 por Cruzeiro e Santos, ele se tornaria o primeiro treinador brasileiro da história do Real Madrid. No gigante espanhol, Luxa comandou nomes como Zinedine Zidane, David Beckham, Raúl, Ronaldo e Roberto Carlos.

Os técnicos com mais títulos pelo Palmeiras

  • Abel Ferreira – 10 títulos
  • Oswaldo Brandão – 10 títulos
  • Vanderlei Luxemburgo – 8 títulos
  • Ventura Cambon – 7 títulos
  • Felipão – 6 títulos
  • Humberto Cabelli – 3 títulos

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.

Comentários estão fechados.