FIFA troca cenário e só 3 brasileiros são reconhecidos no Mundial de Clubes

A Fifa decidiu fazer uma mudança de cenário e agora só três times brasileiros são reconhecidos como vencedores do Mundial de Clubes. Em seu site oficial, a entidade máxima do futebol destaca que “somente três clubes do Brasil conseguiram derrubar os da Europa a caminho do título”.

São eles o São Paulo, o Internacional e o Corinthians. Isso se deve ao fato da federação internacional fazer uma diferenciação entre as conquistas da antiga Copa Intercontinental, gerida por Uefa e Conmebol, e o torneio organizado por ela. É como se os êxitos da competição anterior, vencida por Santos, Flamengo e Grêmio, tivessem um outro peso.

Para a entidade, oficialmente o primeiro campeão do mundo é o Corinthians, uma vez que foi o vencedor da edição inicial da competição, realizada em 2000. Anos depois, em 2012, a agremiação do Parque São Jorge voltou a conquistar a taça ao bater o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0, na decisão.

Em 2005, o São Paulo foi quem ergueu o troféu ao vencer o Liverpool de Steven Gerrard e companhia, por 1 a 0. Um ano mais tarde, em 2006, foi a vez do Inter repetir o feito e, de forma surpreendente, bater o poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na final.

Super Mundial de Clubes é o novo xodó da Fifa

O que ocorreu com Intercontinental e Mundial, com um sobrepondo o outro, pode acabar acontecendo agora com Mundial e Super Mundial. Isso porque o mais novo campeonato do mundo organizado pela federação internacional tende a ter um peso maior.

O Super Mundial, como vem sendo chamado, exigirá mais do campeão. São 32 participantes, com sistema de fase de grupos e mata-mata. E o Palmeiras é um dos representantes sul-americanos na primeira edição, que acontecerá entre junho e julho deste ano, nos Estados Unidos.

Comentários estão fechados.