Jogadores de futebol podem usar Ozempic?

O Ozempic é a mais nova moda da internet. Criado para tratar diabetes do tipo 2, a “caneta”, como popularmente é chamado o medicamento, passou a ser usado indiscriminadamente com objetivo de emagrecimento por várias pessoas. Mas e em relação a jogadores de futebol, existe algum tipo de contraindicação?

A medicação não é considerada doping pela WADA e não há um estudo a respeito do uso por atletas em específico, listando benefícios e malefícios. Por isso, segundo o endocrinologista Paulo Miranda, presidente da SBEM, o uso pode ser feito por jogadores e demais atletas, desde que haja acompanhamento especializado.

“O ponto principal é a indicação, se ela realmente existe. Tendo a indicação, não há contraindicação. Mas é importante ressaltar que não há estudos que avaliem a medicação por uso de atletas de alto rendimento”, disse o médico, em entrevista ao Globo Esporte.

Embora a receita não seja necessária, a automedicação do Ozempic coloca em risco a saúde. Trata-se de um medicamento utilizado em tratamentos de pessoas com comorbidades. Não tem como finalidade o emagrecimento com objetivos estéticos.

Efeitos colaterais do Ozempic

O posicionamento dos especialistas contra o uso indiscriminado do medicamento não é por acaso. A caneta tem efeitos colaterais e sua aplicação sem acompanhamento especializado representa um risco à saúde das pessoas.

O Ozempic comumente causa náuseas, vômitos, sensação de barriga cheia, diarreia, constipação e dor de cabeça. Além do efeito rebote, que é uma reação do organismo ao emagrecimento de forma rápida.

Comentários estão fechados.