Vinicius Júnior acaba de sofrer mais uma injustiça na Espanha
Vinicius Júnior sofreu mais uma injustiça na Espanha. Isso porque o Ministério Público do país europeu arquivou o processo que investigava torcedores por insultos racistas feitos ao jogador no clássico entre Barcelona e Real Madrid, em outubro de 2023.
A Promotoria de Crimes e Ódio de Barcelona concluiu que o material apresentado como prova do ocorrido não evidencia as expressões usadas pelos acusados. Assim, por entender que as falas não constituem, necessariamente, crime de incitação de ódio, o órgão arquivou o processo.
Outro ponto levantado no comunicado é que os insultos não provocaram um efeito de “convocação” no público. Portanto, não configura um crime ou tratamento degradante. O caso agora está sob a responsabilidade do Gabinete para a Igualdade de Tratamento e Não Discriminação, que poderá instaurar novos procedimentos.
Três torcedores do Barça foram flagrados pelas imagens do Estádio Olímpico Lluís Companys proferindo cânticos racistas direcionados a Vini, um deles menor de idade. Além das gravações, o próprio jogador prestou depoimento em janeiro deste ano.
Vinicius Júnior se tornou símbolo na luta anti-racista
Vini é alvo de ataques como esses com frequência na Espanha. De uns tempos pra cá, as ofensas começaram a ser proferidas de forma indiscriminada, como nos jogos contra o Valencia, por exemplo, e no clássico contra o Atlético de Madrid.
Cada vez mais engajado na causa, o atacante do Real Madrid tem batido de frente com os criminosos e, por isso, se tornou um símbolo do combate ao racismo nos dias atuais.
Comentários estão fechados.