PVC dá fresquinha sobre o Mundial do Palmeiras de 51 e a Fifa

O anúncio do novo uniforme do Palmeiras reacendeu uma velha discussão: afinal de contas, o clube é ou não é campeão mundial? A peça, feita pensando na disputa do Super Mundial de Clubes, foi lançada com o slogan “Que de fato é campeão!” e relembra o modelo utilizado na Copa Rio de 1951, conquistada pelo Verdão.

Um dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro, Paulo Vinícius Coelho destrinchou a busca do Palmeiras pelo reconhecimento do torneio como o primeiro Mundial de Clubes e ainda revelou que a FIFA, hoje, se calou sobre o caso. O Alviverde, porém, já se considera campeão e já incluiu a conquista em seu emblema.

“Que o Palmeiras é “de fato campeão” da Copa Rio não resta dúvida. O torneio existiu. Se foi Mundial como uma geração palmeirense defende, ou se não foi, como rivais dizem aos palmeirenses, mas não aos torcedores do Fluminense, é outro problema. Há uma terceira questão, envolvendo dois documentos”, iniciou PVC.

O jornalista então concluiu: “Um, de 2007, enviado ao presidente da CBF Ricardo Teixeira, afirma, em bom inglês, que a Copa Rio foi sim o primeiro mundial. Num segundo momento, já em 2014, a entidade voltou a reconhecer o torneio. Agora, passada mais de uma década, a FIFA não explica o motivo de haver esses dois documentos”.

Relembre a campanha do Palmeiras na Copa Rio

  • 30/06 – Palmeiras 3 x 0 Nice (França) – Gols: Aquiles, Pedro León e Richard
  • 05/07 – Palmeiras 2 x 1 Estrela Vermelha (Sérvia) – Gols: Aquiles e Liminha
  • 08/07 – Palmeiras 0 x 4 Juventus (Itália)
  • 12/07 – Vasco da Gama 1 x 2 Palmeiras – Gols: Richard e Liminha
  • 15/07 – Vasco da Gama 0 x 0 Palmeiras
  • 18/07 – Palmeiras 1 x 0 Juventus (Itália) – Gol: Rodrigues
  • 22/07 – Palmeiras 2 x 2 Juventus (Itália) – Gols: Rodrigues e Liminha

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.

Comentários estão fechados.