Palmeiras tem uma estatística de time rebaixado e isso pode tirar o título de Abel
O Palmeiras segue vivo na briga pelo título brasileiro de 2024, que seria o terceiro consecutivo do clube na competição. Mas uma estatística negativa do time nesta temporada pode acabar tirando o tricampeonato do Verdão. Abel Ferreira e sua comissão técnica estão atentos em relação a isso.
Os dados em questão estão ligados a falta de pontaria da equipe alviverde. De acordo com levantamento do DataFutebol, o Palestra é o segundo time mais ineficiente da Série A do Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas do Atlético-GO. Embora crie muitas oportunidades, aproveita pouco as situações de gol.
Os comandados de Abel possuem um aproveitamento de – 8.7, o que significa que o atual bicampeão nacional tem 8.7 gols a menos do que deveria. Para se ter uma ideia, o desempenho só não é pior que o do Atlético, lanterna do Brasileirão, que tem um índice de – 12.1.
O levantamento é baseado na seguinte conta: número de gols marcados menos o número de gols esperados. Gols esperados, ou ‘xG’, é o cálculo da probabilidade de uma bola na rede ser anotada e tem como base informações como distância da oportunidade criada, posicionamento do atleta, características dele e outros dados.
Ineficiência do Palmeiras vem sendo destacada por Abel Ferreira
Não é de hoje que o comandante palmeirense chama a atenção para a falta de eficácia da equipe. Ao mesmo tempo que está entre os que mais chances criam, o time está entre os que menos aproveitam as oportunidades de gol.
Na vitória contra o Grêmio, por exemplo, foram 33 finalizações, de todas as maneiras possíveis, e 14 acertaram o alvo. Um único tento foi anotado, com Estêvão aproveitando o rebote de um chute de Dudu, defendido pelo goleiro Marchesín.
Se quiser seguir na briga pelo tricampeonato brasileiro, o Verde precisa melhorar urgentemente esse quesito. Caso contrário, essa ineficiência pode custar caro, como já resultou na perda de pontos em rodadas anteriores.
Comentários estão fechados.