Entidade máxima decidiu impedir o Botafogo de jogar a Libertadores
O Botafogo foi impedido de jogar a Copa Libertadores da América pela entidade máxima do futebol brasileiro. O time carioca, que ao longo da década de 1960 contou com verdadeiros esquadrões, acabou sendo prejudicado em uma das épocas mais importantes de sua história pela confederação verde e amarela.
Campeão da Taça Brasil de 1968, o Alvinegro não pôde jogar o torneio no ano seguinte porque o certame nacional, na verdade, só foi finalizado em outubro de 1969, e a Liberta já havia sido iniciada. A vaga, então, foi assegurada para a edição seguinte, de 1970.
O detalhe, porém, é que a CBD (antiga CBF) decidiu boicotar o campeonato continental, assim como havia feito no ano anterior. Na época, a justificativa era de que o formato da disputa não era o ideal, os times estrangeiros eram muito violentos e que a Liberta atrapalharia a preparação para a Copa do Mundo.
Em sua era de ouro, portanto a agremiação da Estrela Solitária não teve a chance de se provar em campo no principal torneio do continente. Nomes como Gerson, Paulo Cézar Caju, Jairzinho, Mário Jorge Lobo Zagallo e outros passaram em branco na Liberta vestindo a camisa alvinegra.
Botafogo tem oportunidade de ouro de conquistar a América
Se lá atrás não deu, o torcedor botafoguense vive hoje a expectativa de finalmente ver o clube campeão da Copa Libertadores. Os comandados do técnico Artur Jorge têm a melhor oportunidade de colocar a mão naquela que seria a conquista mais importante da história da instituição.
Depois de eliminar Palmeiras e São Paulo, o Bota tem mais um gigante pela frente nas semifinais: o Peñarol. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (23), no Nilton Santos, pelo jogo de ida. Já a volta será na semana que vem, no Campeón del Siglo, em Montevideo.
Comentários estão fechados.