Fifa dá permissão e Palmeiras poderá “peitar” Seleções
Praticamente tudo que diz respeito ao novo Super Mundial de Clubes da FIFA é polêmico. Ao menos, agora, o Palmeiras poderá se beneficiar da nova medida adotada pela entidade máxima do futebol. Isso, porque de acordo com o próprio regulamento da competição, as equipes classificadas terão a obrigação de utilizar força máxima, podendo deixar de ceder jogadores convocados a seleções.
De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, em sua coluna no portal ‘UOL Esporte’, a FIFA estabeleceu uma nova janela de transferências para a próxima temporada, justamente para que os clubes possam se reforçar antes da disputa do novo torneio. O novo período do mercado seria entre os dias 1 e 10 de junho, tendo em vista que a competição ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
Mesmo sob intensas críticas, novo Mundial da FIFA já tem regras e data para acontecer
Até o momento, a nova competição está cercada de dúvidas – até mesmo sobre sua realização, vide as constantes manifestações públicas de jogadores, ex-atletas e ligas europeias (além da FifPro, sindicato internacional dos jogadores profissionais) contrárias a manutenção do torneio, nos moldes e datas que está previsto. As regras, contudo, já foram estabelecidas, com federações e clubes estando cientes.
De acordo com as mesmas, as equipes podem inscrever até 35 jogadores para a disputa do Mundial, com um mínimo de 26 nomes. Além disso, houve uma exigência da própria entidade para que as equipes sejam obrigadas a escalarem força máxima durante a competição, o que acabou irritando Pep Guardiola, técnico do Manchester City, que foi contra a medida.
Para isso, as equipes estão liberadas para ‘deixar de ceder convocados, uma vez que a Copa Ouro (competição de seleções da Concacaf) está prevista para acontecer durante a competição’. Vale lembrar que o novo Mundial será disputado por 32 times, que estão divididos em oito grupos – onde os dois melhores avançam às oitavas de final, com o confronto direto sendo critério de desempate.
Comentários estão fechados.