Fifa anuncia grande mudança em regra e vai impactar o Palmeiras
Nesta semana, uma nova mudança de regras do futebol – previstas para acontecer na FIFA – pode impactar não apenas o Palmeiras, mas todos os clubes do país. É o que diz Emilio García Silvero, diretor jurídico e de conformidade da entidade, justamente depois do reconhecimento dos erros cometidos no chamado ‘caso Diarra’, volante francês que teve a carreira prejudicada em 2014.
“A Fifa agora iniciará um diálogo global com as principais partes interessadas. Junto com eles, determinará quais conclusões devem ser tiradas da decisão Diarra e quais mudanças são mais apropriadas e adequadas para fazer no artigo 17 do RSTP. A Fifa vê a decisão de Diarra como uma oportunidade para continuar modernizando sua estrutura regulatória”, disse o dirigente.
Após derrota em famoso caso do volante francês, FIFA prevê novas mudanças no futebol mundial
Vale lembrar que, em 2014, o francês Lassana Diarra, ex-volante de clubes como Real Madrid, Chelsea e PSG, teve seu contrato rescindido pelo Lokomotiv Moscou, da Rússia, quando ainda tinha mais um ano de vínculo, saindo sem reconhecer tal decisão. Pouco depois, o próprio clube afirmou que o jogador não cumpriu seu contrato e entrou com uma ação na FIFA para receber uma indenização.
A entidade máxima do futebol, por sua vez, através da Câmara de Resolução de Disputas (DRC) da FIFA e da Corte Arbitral do Esporte (CAS), condenou Diarra a pagar 10,5 milhões de euros ao Lokomotiv. Após a decisão, o ex-jogador recorreu ao TJUE. Em meio a tudo isso, o atleta ficou anos longe dos gramados por conta desse imbróglio, tendo sua carreira bastante prejudicada.
Conforme publicado pelo portal ‘UOL Esporte’, a FIFA anunciou que vai abrir “diálogo global” para debater mudanças no regulamento sobre rescisões de contrato. Hoje, o Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores (RSTP) determina que um jogador que rescinde um contrato antes de seu término “sem justa causa” é responsável pelo pagamento de uma indenização ao clube.
Comentários estão fechados.