Dirigente do Galo não mede palavras sobre base do Palmeiras
A base do Palmeiras é uma das melhores do mundo atualmente. Resultados esportivos e jogadores formados pelo clube comprovam isso, assim como o reconhecimento dos adversários. Em entrevista ao ge, o gerente da formação do Atlético-MG, Erasmo Damiani, falou sobre o patamar elevado das bases do Verdão e do Flamengo em relação às demais.
“Flamengo e Palmeiras estão muito à nossa frente, por questões de investimento, por tudo. Eles compram jogadores há cinco, seis anos”, iniciou o dirigente, que mira as duas agremiações para promover uma reformulação no Galo.
Segundo Damiani, o primeiro passo é olhar para os primeiros anos da formação dos garotos, como fazem Verde, Fla e outros times do futebol nacional. Quando esteve no Palestra, em 2014, ele participou da criação das categorias Sub-13 e Sub-14, as quais agora deseja implementar na equipe alvinegra.
“Primeiro, é a criação da iniciação. Ainda é um trabalho de entrada, de alguns processos que não tinham. Os clubes, que já estão fazendo esse trabalho, estão bem na frente. É só ver Flamengo, Palmeiras, Athletico, São Paulo, Fluminense, entre outros. Esse foi o ponto fundamental, olhar para baixo, você dar atenção para a iniciação, que não tinha antes”, completou.
Palmeiras reformulou suas categorias de base
O trabalho de transformação da formação palmeirense começou ainda na década passada, durante a segunda gestão de Paulo Nobre. O clube iniciou tanto uma mudança estrutural da base, quanto uma alteração metodológica.
O Alviverde, que antes relegava a sua base e o potencial que tinha para lapidar e revelar talentos, passou a exercer esse papel. E o resultado disso vem sendo colhido nas últimas temporadas, com títulos conquistados, jogadores revelados e retorno financeiro aos cofres da instituição.
Comentários estão fechados.