Único defeito de Abel Ferreira vem à tona e deixa torcida do Palmeiras frustrada
Abel Ferreira é considerado um dos maiores treinadores da história do Palmeiras. Entretanto, assim como qualquer treinador de futebol, o português possui defeitos. Um destes trata-se do mau aproveitamento de jovens da base alviverde, os quais muitos possuem um potencial gigantesco a ser explorado. Em 2024, o Palmeiras de Abel Ferreira está entre as sete equipes do Paulistão que não promoveram a estreia de atletas das categorias de base.
Na atual temporada, o único jogador recém-promovido pelo português que jogou no Campeonato Paulista foi Estêvão, de apenas 16 anos, atuando em 59 minutos até o momento. Porém, o jovem já havia sido integrado ao elenco profissional no fim de 2023, quando realizou sua estreia na última rodada do Brasileirão contra o Cruzeiro, com o Alviverde já campeão da competição.
Estevão, por sinal, é um dos jogadores da base que a torcida do Palmeiras mais pede minutagem em campo. Na última partida do jogador pelo Paulistão, foi dos pés dele onde saiu a assistência, através de um belo cruzamento, para Flaco López marcar o único gol do Verdão contra o São Bernardo. Depois deste confronto, Estêvão não recebeu mais minutos na equipe principal, causando revolta nos torcedores.
Abel Ferreira, por sua vez, entende que os jovens jogadores necessitam de paciência no profissional, para não serem “queimados” pelos torcedores. Na última temporada, o comandante foi bastante criticado por não utilizar Endrick no ataque do Verdão como titular, insistindo com o Rony na posição; por exemplo, no duelo contra o Boca Juniors.
No entanto, observando a necessidade de mudanças, Abel Ferreira acionou Endrick como titular da equipe após o jogo da Copa Libertadores e, assim, viu o jovem de 17 anos ser o protagonista de sua equipe na reta final do Campeonato Brasileiro, levando ao 12º título nacional.
Os números de Abel Ferreira no Palmeiras
Desde que chegou ao Palmeiras em novembro de 2020, Abel Ferreira soma números espetaculares no comando do Alviverde: 266 jogos, 154 vitórias, 65 empates e apenas 45 derrotas – alcançando um aproveitamento de 66%. Entre os treinadores da Série A do Campeonato Brasileiro, Abel é o mais longevo por um único clube, seguido por Vojvoda (Fortaleza) e Fernando Diniz (Fluminense).
Em relação a títulos, Abel Ferreira já entrou para a história do Palmeiras. Desde a sua chegada, foram nove títulos conquistados; entre eles, duas Libertadores (2020 e 2021) e dois Brasileiros (2022 e 2023). Somente Oswaldo Brandão, com dez, possui mais títulos que Abel Ferreira no Palmeiras. No entanto, essa marca pode e provavelmente será ultrapassada na atual temporada.
Comentários estão fechados.