Palmeiras ganha presente da FIFA para voltar a ser campeão mundial
A partir de 2025, o Mundial de Clubes da FIFA adotará um novo formato. Uma mudança significativa é a realização do torneio nos Estados Unidos, uma das sedes da Copa do Mundo de 2026. Além disso, os campeões continentais de 2021 a 2024, como Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que conquistaram a Libertadores recentemente, já garantiram vaga direta no campeonato.
A Conmebol terá seis vagas asseguradas, com quatro delas reservadas aos últimos vencedores da Libertadores. Quanto às duas vagas restantes, ainda não foi definido o critério pela entidade, mas há indicações de que poderiam ser destinadas às equipes com melhor classificação no ranking da confederação.
Embora os europeus tenham sobrado no Mundial ao longo dos últimos anos, com o Corinthians em 2012 sendo o último sul-americano a sair vencedor, a edição de 2025 pelo menos ocorrerá em um momento pior para os clubes da Europa. Isso porque o torneio será jogado em julho, no fim da temporada europeia e no meio da brasileira. Sendo assim, nossos times vão chegar mais inteiros fisicamente para os duelos.
FIFA precisa tomar decisão importante sobre o Mundial
No entanto, é fundamental destacar que a FIFA não definiu ainda o nome ou a designação para seu novo torneio. A informação foi compartilhada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, que confirma a ausência de uma definição por parte da entidade em relação a esse assunto.
“A Fifa não chama, por enquanto, o novo torneio de Mundial de Clubes. Na realidade, não houve uma definição de nome cuja referência é apenas um campeonato anual entre clubes. Há uma diferença de status com a nova “Copa do Mundo de Clubes”, forma como foi chamada a competição de 2025.
Pelo histórico do Brasil, é bem provável que isso gere nova controvérsia sobre se trata-se de um Mundial ou não.”, escreveu Rodrigo.
Comentários estão fechados.