Quem o Palmeiras enfrentou no Mundial de 1951?
O Palmeiras é o primeiro campeão de clubes do mundo. Em 1951, o Palestra venceu a Copa Rio, primeiro torneio de caráter mundial entre agremiações a ser realizado, e pintou o planeta de verde e branco. Para erguer a taça, o time teve que passar por alguns adversários, o que aumenta ainda mais a relevância da conquista.
Antes de confirmar o êxito, o Alviverde primeiro precisou passar pela fase de grupos. Nesta etapa, a equipe enfrentou a Juventus, da Itália, o Nice, da França, e o Estrela Vermelha, da Sérvia. Com duas vitórias sobre Nice e Estrela e uma derrota para a Juve, o clube somou quatro pontos e ficou com a segunda colocação da chave.
Na semifinal, o Verdão encarou o Vasco da Gama, líder do outro grupo e apontado como um dos favoritos a erguer o caneco. No primeiro jogo, vitória por 2 a 1, que possibilitou o empate em 1 a 1 na partida seguinte e a classificação. Os dois duelos ocorreram no Maracanã.
O mesmo estádio foi o palco da final diante da Juventus, que havia sido rival na fase inicial. No primeiro embate, vitória palestrina por 1 a 0, com gol de Rodrigues. Na presença de mais de 100 mil pessoas, as equipes ficaram no 2 a 2 na volta e a SEP sagrou-se campeã no placar agregado.
Mundial de 1951 do Palmeiras foi celebrado como título do Brasil
O título teve grande repercussão. Os jornais da época retrataram a conquista e destacaram o caráter de campeonato do mundo que o certame teve. Os mais de 100 mil espectadores presentes no Maraca na final, fato citado anteriormente, dão uma dimensão da importância da competição.
O torneio reproduziu, em certa medida, o que era feito no futebol de seleções na Copa do Mundo. Um ano antes, em 1950, o Brasil viveu um dos seus capítulos mais trágicos dentro de campo no episódio do Maracanazo. Por essa razão, o Mundial de Clubes foi celebrado como se fosse uma vitória do selecionado canarinho.
Comentários estão fechados.