Governo Lula envia comunicado geral para todos os jogadores do Palmeiras
Um novo passaporte brasileiro foi lançado pela Polícia Federal em todo o país nesta terça-feira (3) e isso afeta o Palmeiras também. Já no exterior, o documento começa a serão emitido apenas em 2024, através das embaixadas e consulados do Brasil ao redor do mundo. Esse passaporte conta com algumas atualizações significativas que o distingue das versões anteriores.
Uma das principais novidades é a inclusão de figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias das suas páginas. O documento também inclui imagens que só são visíveis na luz ultravioleta e mais marcas d’água, com o objetivo de fornecer mais segurança contra fraudes.
A última grande atualização do passaporte brasileiro foi em 2015, quando ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico. Além disso, o prazo de validade do documento dobrou para 10 anos. Porém, agora será necessário trocar para o novo modelo apenas quando o seu passaporte atual vencer. O valor para emissão segue o mesmo.
A troca do passaporte para o novo modelo necessário quando o documento vencer e sua validade continuará sendo de dez anos. Segundo o site da Polícia Federal, a taxa atual para emitir o passaporte comum é de R$ 257,25. Já para casos de urgência, o valor é R$ 334,42 e esse valor aumenta caso o cidadão não apresente o documento vencido.
Como isso afetará o Palmeiras?
Em suma, o Palmeiras tem constantes viagens pela América do Sul. Sendo necessário em muitos casos se utilizar o passaporte. Desta forma, os jogadores do Verdão terão que enfrentar essa burocracia.
Contudo, é válido destacar que não é preciso passaporte para viajar pros países do Mercosul. Algo que Ronaldinho parecia não saber e gerou toda aquela situação. Atualmente, o Mercosul é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Ou seja, em viagens para o Equador, por exemplo, é preciso apresentar o passaporte.
Além disso, estando na semifinal da Libertadores existe a esperança de uma viagem para disputar o Mundial de Clubes. Por isso, os atletas palmeirenses devem manter seus documentos em dia.
Outra grande mudança no novo passaporte brasileiro é a nova capa que retorna com o brasão da República e retira as estrelas do Cruzeiro do Sul. As páginas internas homenageiam todas as regiões do Brasil, com mais cores e ícones que representam os biomas e a cultura de cada local. Na página dos dados do cidadão, será adicionada uma foto em preto e branco formada por dados biométricos, além da foto colorida convencional.
Para tirar o novo passaporte, é preciso acessar o site da Polícia Federal e seguir as instruções providas. O procedimento é o mesmo das versões anteriores. O novo passaporte brasileiro deve ser retirado na Polícia Federal após a taxa de emissão ser paga e após o agendamento para coleta de dados biométricos ser realizado.
Comentários estão fechados.