FIFA toma atitude e “retira” títulos mundiais de São Paulo e Corinthians
Em 2023, a FIFA anunciou uma reformulação no formato do Mundial de Clubes. A entidade afirmou que a nova versão do torneio entrará em vigor a partir de 2025, proporcionando um novo cenário de competições internacionais para equipes de futebol de todo o mundo. Esta nova proposta promete agitar o cenário do futebol, com mudanças significativas em relação à estrutura anterior.
Uma das principais diferenças do novo formato é que o torneio de clubes passará a ser disputado de quatro em quatro anos, semelhante à Copa do Mundo. Outro ponto importante é o aumento no número de equipes participantes: de sete para trinta e dois. A distribuição dessas vagas será feita pelas respectivas confederações continentais.
No entanto, a novidade meio que retirou os títulos mundiais de São Paulo e Corinthians. Uma vez que o torneio tem um novo formato não será mais válido chamar os velhos títulos de mundial. Assim, como insistem em fazer com o Mundial de 1951 do Palmeiras, então agora é chance de ser dado o troco.
No novo formato do Mundial de Clubes, a divisão das vagas pelas confederações será a seguinte: AFC (Ásia) 4 vagas; CAF (África) 4 vagas; Concacaf (América do Norte e Central) 4 vagas; Conmebol (América do Sul) 6 vagas; OFC (Oceania) 1 vaga; UEFA (Europa) 12 vagas; e o país anfitrião terá uma vaga garantida.
A edição de 2024 seguirá o antigo formato?
O torneio de 2024 ainda será realizado no antigo formato, o qual reúne sete equipes ao todo. Dessa forma, os clubes brasileiros que estão competindo na Copa Libertadores da América deste ano, como o Palmeiras, ainda têm a oportunidade de conquistar o Mundial de Clubes sob o formato atual. Em 2023 e 2024, o torneio reunirá seis times representando cada um dos continentes, além de um representante do país-sede.
A FIFA já divulgou que a Arábia Saudita será a anfitriã do torneio de 2023, que acontecerá entre 12 a 22 de dezembro. O campeão da Copa Libertadores representará a América do Sul na competição. Dessa forma, os clubes estão se preparando com afinco para representar o continente no cenário de clubes mais prestigiado do mundo.
Comentários estão fechados.