Suecos explicam para Abel Ferreira nova estratégia para excluir o impedimento
O Torns IF, time da Terceira Divisão do futebol da Suécia, descobriu uma brecha na regra do impedimento que pegou Abel Ferreira e o mundo do esporte de surpresa. O clube sueco já enviou a descoberta para a International Football Association Board (IFAB), associação responsável por regular as regras, que admitiu a possibilidade de rever as leis do jogo.
A página 93 do livro de regras do futebol diz que, para se analisar um impedimento, é preciso considerar “o primeiro ponto de contato da jogada ou o toque na bola”. Foi a partir disso que o técnico do Torns IF, Richard Ringhov, explicou a seus jogadores para controlarem a bola colada no pé.
Quando eles soltarem a bola, os companheiros da frente não estariam impedidos, mesmo se estivessem atrás do penúltimo marcador, pois estariam em condição de jogo no momento do primeiro toque. Confira abaixo o vídeo produzido pelo Torns IF que ajuda a explicar a ‘brecha’ no regulamento:
Time sueco ensina a Abel Ferreira a brecha do impedimento
Após publicar o vídeo exemplificando a jogada, o Torns procurou a IFAB e pediu uma explicação se o lance estaria de acordo com as regras do jogo. A entidade admitiu a ‘brecha’ e se comprometeu a avaliar a situação.
- IFAB: “As suas conclusões estão corretas. Vamos rever a necessidade de alterar a forma como temos escrita a Lei 11, à luz dessa situação teórica”
- Torns: “Apreciamos o fato de considerarem essa revisão. Aceitamos que se trate de um exemplo teórico, mas situações similares aconteceram (ainda que não tão extremas) ao alto nível”
Comentários estão fechados.