O que aconteceu com o autor do gol do título mundial do Palmeiras?
Oswaldo Luiz Limeira, o Liminha, colocou o seu nome na história do Palmeiras ao marcar o gol que garantiu a conquista de uma das taças mais importantes da história do clube, a do Mundial de 1951. Assim como os outros heróis do título do Verdão, o atacante não está mais vivo.
Por ironia do destino, Liminha morreu justamente na data de aniversário de 34 anos da conquista do caneco de campeão do mundo, mais precisamente no dia 22 de julho de 1985, aos 55 anos de idade, vítima de broncopneumonia.
Versátil, rápido e com grande vigor físico, o jogador foi uma espécie de talismã do Alviverde no decorrer da campanha vitoriosa. Após entrar nos minutos finais da partida, fez o tento que garantiu o triunfo da equipe diante do Estrela Vermelha, pela fase de grupos, por 2 a 1.
Depois, novamente nos instantes derradeiros do jogo, voltou a brilhar ao balançar a rede diante do Vasco da Gama e dar a vitória ao Verde por 2 a 1, no duelo de ida da semifinal. Com o resultado, o empate sem gols da volta colocou o Palestra na grande decisão.
Mantendo a mística, o atacante voltou resolver a parada para a equipe no segundo confronto da final, contra a Juventus da Itália. Foi dele o segundo gol do empate 2 a 2, no Maracanã, que deu o título ao Maior Campeão do Brasil – a ida terminou com vitória palmeirense por 1 a 0.
Liminha está marcado na história do Palmeiras
Além dos gols fundamentais no título mundial, o jogador fez outros 103 vestindo o manto palestrino. Ao todo, Liminha disputou 230 partidas pelo clube (130 vitórias, 44 empates e 56 derrotas) e conquistou outros dois campeonatos: Torneio Rio-São Paulo e Taça Cidade de São Paulo.
Comentários estão fechados.