Brasileirão é dividido em 2 e Palmeiras escolhe o lado certo
Um levantamento feito pelo portal ‘Trivela’ revela que apenas 10 dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro possuem psicológos que atuam com os jogadores da equipe principal. O Palmeiras faz parte dessa lista que conta com profissionais da área da saúde mental, o que tem se mostrado de extrema importância para os atletas.
O técnico Abel Ferreira, inclusive, é um grande entusiasta da prática e costuma reforçar em seus discursos a importância da parte mental estar alinhada aos aspectos físicos, táticos e técnicos nos jogos. Até mesmo em seu livro ‘Cabeça fria, coração quente’, o português destaca o quanto uma mentalidade vencedora faz diferença no dia a dia e nas competições.
Das 10 equipes que possuem psicólogos, nove delas têm apenas uma pessoa responsável por trabalhar com todo o grupo de jogadores. A única exceção da lista é o Vasco, que tem um departamento de psicologia formado por sete profissionais que atendem tantos os atletas profissionais quanto os jovens das categorias de base.
“No Brasil ainda tem muito preconceito por conta da desinformação ou da má informação que se tem sobre a psicologia do esporte. Eu diria que, no Brasil, a própria psicologia sofre um preconceito muito grande enquanto ciência. Quando a questão é associada à parte mental, as pessoas têm muito medo, elas se escondem, elas negam”, explicou presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte e do Exercício, João Ricardo Cozac.
Palmeiras conta com profissional da área da psicologia
Times que não possuem psicólogos:
- América-MG
- Athletico-PR
- Bahia
- Corinthians
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Flamengo
- Goiás
- Grêmio
- Internacional
Times que possuem psicólogos:
- Atlético-MG
- Botafogo
- Coritiba
- Fluminense
- Red Bull Bragantino
- Fortaleza
- Palmeiras
- Santos
- São Paulo
- Vasco
Comentários estão fechados.