Especialista revela se gramado sintético tem culpa na lesão de Dudu
O ídolo Dudu está fora da temporada. O camisa 7 do Palmeiras sofreu uma lesão de Ligamento Cruzado Anterior e Menisco na última partida válida pelo Brasileirão, dentro do Allianz Parque, diante do Vasco. O Verdão somou os três pontos, com golaço de Raphael Veiga, porém, recebeu a péssima notícia do Departamento Médico.
O atacante ainda não realizou o procedimento cirúrgico porque o joelho direito segue bastante inchado. Assim que possível, Dudu tende a passar pela cirurgia e ficar cerca de oito meses longe dos gramados. O lance trágico, durante o triunfo por 1 a 0, aconteceu quando o camisa 7 do Palmeiras tentava roubar a bola do adversário e torceu o joelho ao pisar no gramado artificial do Allianz Parque.
Culpa do gramado?
Dudu é o terceiro jogador na Era Abel, que concedeu um abraço ao jogador no momento da substituição, aos 37 minutos do primeiro tempo. Antes, o treinador viu Wesley – hoje no Cruzeiro – e Atuesta – ainda em processo de recuperação – sofrerem a mesma contusão.
O número leva a um sinal de alerta dentro do Palmeiras em relação à possibilidade do gramado sintético ter influência nas lesões de Dudu, Wesley e Atuesta. O Lance! conversou com o especialista em Ortopedia e Traumatologia e Coordenador Geral do Núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Arnaldo Hernandez sobre o caso.
“Infelizmente no futebol tradicional, embora essa associação pareça até existir, a gente não tem uma comprovação no sentido de uma publicação científica, mas o fato é que quando você tem um coeficiente de atrito maior entre o pé e o solo, os mecanismos torcionais do joelho, em princípio, tem chance maior de acontecer uma lesão de ligamento cruzado.”
Quem joga?
Ou seja, há uma chance, apesar de não existir comprovações científicas. Independente da resposta, o Palmeiras de Abel Ferreira tem um problemão de olho no restante da temporada. Breno Lopes e Jhon Jhon saem à frente na briga pela posição, só que o torcedor pode esperar de tudo por se tratar de Abel.
Comentários estão fechados.