Palmeiras recebe notícia terrível sobre título da Libertadores de 2023
Na noite desta quinta-feira (29), o Palmeiras goleou o Bolívar no Allianz Parque por 4 a 0 e garantiu a melhor campanha geral da Libertadores de 2023. Com isso, o Verdão se classificou da melhor forma possível para as oitavas de final. Porém, terá de quebrar um tabu relacionado a isso para chegar ao quarto título da competição.
Nos últimos dez anos, somente em três oportunidades os clubes que terminaram a fase de grupos com o melhor desempenho conseguiram erguer a taça ao final da disputa. Foram eles o Atlético-MG, em 2013, o Atlético Nacional, em 2016, e justamente o Alviverde, em 2020. Os outros campeões não fizeram a melhor campanha na fase de grupos.
Aliás, o Palestra ajudou a compor essa estatística nos anos de 2018, 2019 e 2022. Nessas três oportunidades a equipe se destacou das demais no decorrer da etapa qualificatória e parou nas semifinais duas vezes (em 18 e 22) e ficou pelas quartas de final na outra.
Em 2021, por sua vez, aconteceu o inverso. Os comandados do técnico Abel Ferreira não fizeram a melhor campanha e mesmo assim bateram o Galo, que alcançou o feito, nas semis, e seguiram o caminho rumo à glória eterna conquistada em Montevideo.
Palmeiras terá vantagem no mata-mata
Se por um lado existe um tabu relacionado a melhor campanha da primeira fase, por outro há o benefício de alcançar o feito. Por conta disso, o Verdão terá o direito de decidir as fases eliminatórias até as semifinais no Allianz Parque. A final será em jogo único e em campo neutro (Maracanã), no dia 4 de novembro.
Comentários estão fechados.