Palmeiras encara primeira SAF do Brasil na estreia da Série A 2023
Quando o nome SAF nos vem à mente, logo pensamos em times como Botafogo, Cruzeiro, Vasco e Bahia. Contudo, o primeiro time do Brasil a se tornar uma SAF (Sociedade Anônima Futebolística) não foi nenhum dos quatro acima. O pioneiro a aderir esse modelo foi o Cuiabá, que encara o Palmeiras daqui a pouco, às 16h de Brasília desse sábado, pela estreia da Série A do Brasileirão 2023.
O Cuiabá já era um clube-empresa antes mesmo da aprovação da Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Quando a legislação em torno do tema foi aprovada, em 2021, o Dourado migrou para um modelo próprio de SAF.
Além de ser a primeira SAF do Brasil, o Cuiabá é pioneiro em outro tópico: foio primeiro time do país a aprovar um projeto de captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte.
O projeto
No fim do ano passado, o Dourado foi autorizado a realizar o Programa de Desevolvimento Educacional e Social (PDE) em parceria com o Ministério da Cidadania. Assim, o Dourado vai poder captar R$ 1.451.074 por meio de doações e incentivos fiscais. Segundo Ronei Schultze, responsável pelo Departamento de Projetos do Cuiabá:
– Os recursos serão investidos na manutenção das atividades de ensino e aprendizado do futebol, contemplando estudantes de 09 a 16 anos, com prazo de duração de 12 meses. Os investimentos aplicados envolvem desde a contratação dos recursos humanos até a garantia da segurança social dos beneficiários, ou seja, vai muito além do ensino e aprendizado do futebol como a contratação de psicólogo, nutricionista e assistente social.
Comentários estão fechados.