Edmundo foi mesmo o melhor jogador do mundo em 1997?
Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, Edmundo, o Animal, é apontado por muitos torcedores e por parte da imprensa como o melhor jogador do mundo de 1997. Naquele ano, o camisa 7 brilhou pelo Vasco da Gama, mas acabou sendo esquecido pela premiação e sua visão eurocentrista do futebol.
Só na campanha do tricampeonato brasileiro do Vasco, o atacante balançou as redes 29 vezes. Esse número representa 42% dos gols da equipe carioca no torneio, que marcou 69 tentos no total.
Ao todo, o Animal fez 42 gols em 52 jogos disputados naquela temporada, passando por cima de todos os adversários. Vivendo o auge da carreira, ele esteve no grupo da Seleção Brasileira vice-campeã da Copa no ano seguinte, na França.
Aos olhos europeus da Fifa, porém, quem mereceu o título de melhor jogador do mundo em 97 foi Ronaldo. Atuando pelo Barcelona, o Fenômeno marcou 47 tentos em 49 partidas disputadas.
“De fato foi um ano mágico para mim, mas a gente sabe que o berço do futebol mundial é o futebol europeu… Então, assim, essas comparações são bacanas, são legais, eu agradeço… Mas tudo tem sua época e seu momento”, declarou o ídolo palmeirense ao canal Desimpedidos.
Edmundo marcou seu nome na história do Palmeiras
Se não conseguiu ser o melhor do planeta em seu auge, o atacante, por outro lado, entrou para a história do esporte bretão vestindo o manto palestrino.
Somando as duas passagens que teve pelo antigo Palestra Itália, a primeira entre 1993 e 1995 e a segunda entre 2006 e 2007, o Animal realizou 206 jogos e marcou 94 gols pelo Verdão.
Além disso, sagrou-se bicampeão paulista (93 e 94), bicampeão brasileiro (93 e 94) e campeão do Rio-São Paulo de 1993.
Comentários estão fechados.