Juca Kfouri encontrou a solução para o futebol brasileiro ser o melhor do planeta
Em sua coluna no ‘UOL Esporte’, o jornalista Juca Kfouri publicou uma matéria nesta quarta-feira (15) fazendo uma análise sobre a nova lei da SAF, que vem promovendo mudanças importantes no futebol brasileiro. Grandes clubes como Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Bahia já adotaram o modelo de gestão. Outros como Palmeiras e Flamengo estudam a possibilidade de receberem investimentos através de um sócio minoritário.
Na visão do jornalista, é necessário ainda que seja feito um estreitamento das relações entre os clubes e o Estado, para que haja um fortalecimento da lei. Durante o processo, já foram citadas algumas falhas, como as críticas recentes feitas pelo dono de 90% das ações do Botafogo, o empresário estadunidente John Textor.
Entre as soluções citadas por Juca Kfouri, há a abertura de linha de financiamento pelo BNDES, voltada aos clubes geridos por SAF. O jornalista conta que a medida pode ajudar na formação de jovens atletas e que os investimentos devem ser usados em aplicações em estrutura da prática esportiva.
Juca Kfouri cita futebol inglês como exemplo para a SAF
Uma das alternativas encontradas pelo jornalista é seguir um modelo que foi adotado na Inglaterra, na adesão da Premier League a partir de 1992. Desde então, o Campeonato Inglês se tornou referência no futebol mundial e a liga mais forte do mundo economicamente.
“Não se trata de falácias. Há exemplos concretos e bem-sucedidos. O principal deles é relatado na obra ‘A Liga’, a respeito da evolução histórica da Premier League (…) período em que ‘o futebol passou de uma simples atividade comunitária local a um monstro do entretenimento mundial’, cujos jogos passaram a ser exibidos em 185 países”, explicou Kfouri.
Comentários estão fechados.