Federação Paulista dá aula para CBF e lança novo campeonato
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que a partir de 2024, o formato do Campeonato Paulista da Segunda Divisão vai mudar. A atual Segundona do torneio estadual será dividida em duas divisões, conforme determinado pela entidade e pelos clubes durante Conselho Técnico realizado nesta semana.
A competição contará com a Segunda A (equipes classificadas entre o terceiro e o sexto lugar desta temporada e os dois rebaixados da Série A3) e com a Segunda B (com as demais times).
Ao todo, serão 36 clubes participantes do torneio que está previsto para acontecer entre os dias 23 de abril e 30 de setembro.
Atualmente, o regulamento distribuiu os 36 times em seis grupos regionalizados, que se enfrentam em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave garantem classificação para a segunda fase, composta por seis grupos com 24 equipes.
Os dois melhores avançam para a terceira etapa de quatro grupos de 16 times. Passam para as quartas os dois melhores de cada um, além dos quatro melhores terceiros colocados. A partir daí, os concorrentes se enfrentam no mata-mata até a final. Os finalistas da Segunda Divisão garantem vaga para a disputa da Série A3 de 2024.
Federação Paulista terá mais divisões que o Brasileirão
Com a separação da Segundona, criando uma espécie de quinta divisão, o Paulistão terá mais etapas que o Campeonato Brasileiro, organizado pela CBF, que atualmente conta com quatro.
Além do Brasileirão da Série A, competição dominada pelo Palmeiras, que tem onze títulos, a liga nacional conta com as Séries B, C e D.
Comentários estão fechados.